User:Lijealso/Lidar com disputas

From Wikipedia!
Jump to navigation Jump to search
A intervenção de administradores em disputas complexas é uma arte, não uma ciência


Num ambiente complexo como a Wikipédia, com conteúdo a ser construído a uma ritmo rápido, com centenas de artigos adicionados a cada semana, é normal que ocorram disputas ocasionais entre os utilizadores. Grande parte das disputas são de menor duração ou de pequena dimensão. Nestes casos, os próprios participantes são capazes de lidar por eles próprios com as questões que surgem, através de processo de negociação.

Esta página serve para orientar sobre como lidar com tipos de disputas com se prolongam no tempo ou que atingiram uma repercussão elevada na comunidade. Nestas disputas, as partes envolvidas mostram-se incapazes de as resolver de uma maneira satisfatória, muitas vezes falhando em seguir as normas e políticas da Wikipédia.

Os administradores, tendo também um papel de garantir o bom funcionamento da Wikipédia, poderão ter um papel importante na desconstrução e resolução de disputas.

Para que se possa potenciar o sucesso da tarefa de lidar com disputas, há que possuir algumas características importantes, como:

  • Ter um comportamento calmo
  • Ser objectivo
  • Ter um excelente conhecimento dos processos internos da Wikipédia, incluindo as suas recomendações, políticas e normas comportamentais, e no geral sobre as dinâmicas e comportamentos existentes em comunidades online
  • Ter um bom sentido de julgamento
  • Sensibilidade para lidar com outros utilizadores

A intervenção dos administradores deverá ser dirigida para guiar os intervenientes para que possam resolver as suas suas disputas, ao invés de impor uma solução ou uma visão pessoal sobre como deverá ser a solução. Ao contrário de uma arbitragem, um processo de mediação tem mais capacidade de envolver as partes na resolução da disputa e na obtenção de soluções, visto que os utilizadores têm um maior controlo sobre as decisões que eventualmente surjam.

O objectivo final é produzir conteúdo e comportamentos que se ajustem positivamente ao projecto e às suas normas.

Administrador não envolvido[edit]

Um aspecto importante no processo de resolução de uma disputa, quando existe intervenção de uma administrador, é que este seja definido com não envolvido. Um administrador não envolvido é aquele que não tenha tido um envolvimento editorial substantivo na questão e que não tenha uma história de substancial envolvimento com qualquer das partes.

No entanto, devido ao número de administradores ser diminuto e da sua sua intervenção no projecto poder ser extensa, quer a nível editorial, quer a nível de interacção com outros utilizadores, é por vezes difícil encontrar alguém com o perfil e o grau de não envolvimento adequado. Nestes casos, se se tiver dúvidas sobre se o administrador é suficientemente não envolvido, mas mesmo assim o administrador achar que é a pessoa mais adequada para a questão em causa ou num determinado momento, por falta de alternativas, este pode/deve declarar as suas intenções no local onde a disputa esteja a ocorrer. Aí, tem afirmar que se compromete a permanecer neutral e justo na sua actuação, e a declarar que esteve envolvido em disputa(s) com os envolvidos e a assinalar objectivamente onde tal se passou, com diferenciais de edição. A sua participação como intermediário na disputa só deve avançar se as partes envolvidas concordarem expressamente.

Se não houver concordância entre as partes sobre se determinado administrador deve intervir, este deve se retirar, podendo encorajar as partes a tentar outros administradores ou utilizadores e se tal não for possível, a tentar seguir outros processos de resolução de disputas.